Mad Madonna



Todo mundo sabe que Madonna, mesmo chegada numa verdinha, é extremamente criteriosa quando se trata de expor sua figura na Medina aliada a qualquer produto comercial. Mesmo assim, raramente ela dá as caras em peças publicitárias para marcas famosas e conceituadas, desde aparelhos japoneses de televisão a grandes nomes do mundo da moda. O Loz Engelis revisita essa história e mostra a relação de um dos maiores ícones do século 20 e sua imagem no mercado da propaganda.





Recentemente a rainha do pop foi o rosto da Dolce & Gabanna. Madonna encarnou uma desperate housewife tipicamente italiana, mezzo matrona, mezzo sensual, evocando as raízes napolitanas de seu sobrenome Ciccone. A grife liberou um vídeo dos bastidores. Nele, a diva aparece em situações nada comuns, do tipo pegando em galinhas, brindando cá-família e até limpando o chão. Dá pra acreditar? Madonna, quem diria, acabou no Irajá.





























Vamos voltar no tempo. Madonna à la True blue, 1985/1986, sua fase fifties, cuja paixão fulminante pelo bad boy Sean Penn dava o tom. Nessa época ela transformou radicalmente sua imagem, investindo na combinação loirice platinada, sobrancelha preta e jeito de mocinha. Auxiliada pelo sucesso do disco em questão e do álbum de remixes You can dance, a Mitsubishi aproveitou sua imagem para vender videocassetes.





Também no Japão, país que tem Madonna como rainha suprema, ela estrelou outras duas campanhas: uma de gosto bem duvidoso para Takara (1995) e outra para o condomínio Brillia Mare Ariake (2007), esta última dirigida por Steven Klein, colaborador constante da diva.











Em 1989, Madonna estava prestes a lançar o clipe Like a prayer, faixa título do álbum homônimo, quando a Pepsi a convidou para uma peça milionária com cachê de U$$ 5 milhões. Um dia depois do comercial ser veiculado na TV, o vídeo da música fez seu début nas telinhas da MTV, com as polêmicas imagens de cruzes em chamas e do relacionamento entre Madonna e um Jesus Cristo negro. O resto já dá pra imaginar. A Igreja Católica arrumou encrenca e forçou a companhia a retirar a peça do ar. O quiprocó aumentou o buzz em torno do disco e ajudou Madonna a catapultar as vendagens daquele álbum que os fãs consideram sua obra-prima. “Go ahead. Make a wish“.





O ano de 1995 marcou a primeira colaboração da musa pop com a marca Versace, na época dirigida por seu amigo íntimo Gianne (assassinado tempos depois). O ensaio, clicado por Mario Testino e Steven Meisel, ficou tão lindo que virou o material de promoção do disco Something to remember, compilação de baladas românticas lançada no mesmo ano.














Ela revisitou a marca em 2002, já com Donatella no comando, e encarnou uma executiva sexy com cara de Miami-Periguete-Maneater-Samantha-Jones-é-o-caralho.








Um tapa no visual com maquiagem Max Factor em 1999.











Ano de 2001. No curta Star, dirigido por Guy Ritchie, marido dela na época, Madonna brincou com a imagem de estrela para vender uma BMW. No volante da limousine da rainha, um ainda desconhecido Clive Owen.





2003. A arte imita a arte: o comercial da fragrância Beyond paradise, da Estée Lauder, inspirou Madonna para seu vídeo de Love profusion, música tema do reclame.








Ainda no mesmo ano, a rainha do pop promoveu jeans exclusivo para a GAP. Junto de Missy “Misdemeanor” Elliott, Madonna reinventou o hit Into the groove adicionando partes da música Hollywood e pegadas de rap. A faixa entrou no EP Remixed and revisited.

















Daí pra frente, Madge caiu com tudo no mundo da propaganda. Na sequência, seus mais recentes trabalhos: a coleção desenhada para a H&M, as fotos para Louis Vuitton (em clima de cabaré francês e de coelhinha estilizada) e os óculos MDG, mais uma parceria com a Dolce & Gabanna.









































CA-CHING!

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