O lado negro

Logo na orelha do livro Anotações sobre um escândalo, de Zoë Heller, a escritora Livia Garcia-Roza afirma que “provavelmente, em algum momento de suas vidas, as mulheres já se sentiram como a protagonista deste romance”. Eu não excluiria os exemplares do sexo masculino desta afirmação. Ao ler essa pequena obra-prima senti que todos nós, independente de gênero, podemos nos identificar com Barbara Covett, a professora solitária que se torna confidente de Sheba Hart, mulher de meia-idade que começa um affair com um de seus alunos adolescentes. O livro, de 2003, ganhou sua versão cinematográfica em 2006, sob o título Notas sobre um escândalo. Na fita, Barbara ganha forma com a interpretação libertadora da dama Judi Dench, auxiliada por uma igualmente talentosa Cate Blanchett.





Relatada em primeira pessoa como num diário (uma das coisas que mais gosto na literatura), a obra, a princípio, pode parecer pesada por tratar de um tema verídico e bastante controverso. O que surpreende mesmo é a leveza, até certo ponto, claro, da escrita de Zoë Heller. Podemos julgar Barbara como apenas uma velhota mal amada com aguçado senso de sarcasmo e ironia. Porém, conforme devoram-se as páginas, é possível criar uma afeição quase pessoal.


Nas memórias do tempo que passou com Sheba Hart, Barbara destila emoções que muitos de nós não ousamos admitir para nossos próprios analistas – medo do abandono, desilusão com a cretinice constante do ser humano e a inveja da felicidade alheia em todos os seus nefastos tons. Anotações sobre um escândalo é o relato sincero e vil de uma mulher amargurada. Mas, afinal, quem disse que podemos ser bons todos os dias?





ANOTAÇÕES SOBRE UM ESCÂNDALO
De Zoë Heller (2003). Tradução de Léa Viveiros de Castro. 1ª Edição. Editora Record. 315 páginas.

Anúncios
Esse post foi publicado em Cinema, Literatura e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s