O filho bastardo de Quentin Tarantino

Pode parecer muita prentensão de minha humilde pessoa, mas consigo enxergar uma similaridade ímpar entre mim e o cineasta Quentin Tarantino: a paixão pelo cinema. Se ele a exercita por trás das câmeras, em trajetória cinematográfica que beira a perfeição, eu coloco a minha em prática na sala escura, babando a cada obra-prima que ele nos presenteia. A bola da vez do diretor é a produção Bastardos inglórios, em cartaz desde a semana passada.


Inglorious basterds


Confesso que produções épicas, principalmente filmes de guerra, nunca foram minhas prioridades. Sem meias palavras, dispenso sem dó. Mais uma vez, Tarantino lança mão de seu poder agregador e tenta satisfazer a gregos e troianos, sem perder a identidade, claro. Na mais recente empreitada, ele faz uma mistureba para contar a história de um grupo de americanos, os tais “bastardos”, que resolvem combater os nazistas que ocuparam a França na Segunda Guerra Mundial. Liderados por Brad Pitt, a gangue começa, literalmente, a escalpelar os inimigos. Em paralelo, uma sobrevivente judia, vivida pela bela Mélanie Laurent, planeja dar cabo da turma de Hitler em uma exibição cinematográfica.


Bastardos


O registro do cineasta apropria-se de elementos históricos e constroi uma realidade totalmente ficcional. Hitler é uma caricacatura, bem como os rapazes da trupe dos bastardos. Se isso não fosse suficiente, Tarantino ainda imprime suas marcas, explorando a cultura pop em doses homeopáticas e nos fazendo arrepiar com diálogos tensos e que, mesmo aparentemente sem sentido, não deixam de registrar a genialidade de um dos maiores nomes do cinema atual.





BASTARDOS INGLÓRIOS
(Inglorious besterds, EUA/França, 2009). Direção: Quentin Tarantino. Com: Brad Pitt, Christoph Waltz, Michael Fassbender, Eli Roth, Diane Kruger, Daniel Brühl, Til Schweiger e Mélanie Laurent. Em cartaz.
*****

Anúncios
Esse post foi publicado em Cinema e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s